Sobre o teste de Semântica.

Em nosso trabalho, escolhemos aplicar os últimos testes da Palpa-P a saber : Semântica de palavras e imagens e Compreensão de frases, baseando-nos nos seguintes motivos: a patente necessidade de “recorte” para que seja desenvolvida a pesquisa, uma vez que não poderíamos, em uma dissertação de mestrado, abordar todos os amplos aspectos contidos na Palpa-P ; o fato de que os testes escolhidos permitem-nos incluir, no grupo de pesquisa, crianças que ainda não aprenderem a ler/escrever; o fato de tais testes apresentam total consonância com nossa área estrita de pesquisa (Semântica).

Os autores não permitem a reprodução dos testes, ainda que para fins científicos e/ou didáticos, e em respeito ao direito autoral, não podemos disponibilizá-los neste blog. Entretanto, como uma demonstração dos testes a serem aplicados se faz muito necessária neste momento, para que pais/responsáveis possam melhor compreender o teor de nossa pesquisa, reproduzimos quatro dos testes que serão aplicados às crianças. Os testes são assim elaborados: em cada um, há uma palavra (ou um enunciado) e três imagens. Há apenas uma imagem que representa corretamente a palavra (ou o enunciado). O aplicador deve dizer a palavra (ou frase) e a criança deve apontar a imagem correspondente.


No teste de número 5, pedirei à criança para localizar o elemento “machado”. Caso ela indique corretamente o elemento pedido (e isso se repita em outros testes), podemos crer  que o componente semântico de sua linguagem está, pelo menos em parte, preservado, ou seja, que ela não apresenta déficits consideráveis nesta área.  Há, em todos os testes, um “distrator semântico”, isto é, uma figura que pertence ao mesmo universo de significados do elemento em foco. No caso no teste número 5, este elemento é o martelo. Caso a criança o aponte, isso pode indicar um déficit semântico leve; caso ele aponte a pipa,  que é um elemento sem qualquer conexão aparente com o universo semântico do “machado”,  isso  poderia indicar um déficit semântico mais severo.


No teste de número 7, a criança deve apontar o elemento “canoa”.  O distrator semântico é o barco, que indicaria um déficit leve. Os elementos caneca e tigela indicariam déficit semântico mais pronunciado.









No teste de número 14, direi o enunciado “O cachorro está puxando a mulher” e pedirei ao indivíduo para que aponte a imagem que melhor corresponde a este enunciado (no caso, a terceira.) Na  segunda imagem, há uma inversão de papéis: é a mulher quem puxa o cachorro, mas, de qualquer maneira, mantém-se o correto entendimento da ação de puxar. A primeira imagem indicaria uma menor compreensão, uma vez que apenas os elementos (mulher e cão) são preservados, mas não a ação.





No último teste (T), o enunciado é “ A mulher está segurando o cão” e a imagem que corresponde a este enunciado é a terceira. Na primeira imagem, vemos que o homem é quem está praticando a ação, e não a mulher; na segunda figura, não se tem a ação de “segurar” (parece que o homem está caminhando/ passeando com o cão,  mas não “o segurando”) e não se tem o elemento “mulher”. Assim, a primeira figura indicaria um déficit leve e a segunda, um déficit semântico maior.


Colocamos estes testes apenas a título de ilustração, há, na Palpa-P, testes mais difíceis que poderão ser aplicados se necessário. Além disso, para se chegar a um diagnóstico, é preciso que faça um bom número de testes. Por isso, temos 30 testes de nomeação (em que se diz apenas uma palavra) e mais de 30 testes com enunciados, e todos podem ser aplicados caso haja necessidade.  Explica-se: caso a criança acerte todos os  15 primeiros testes de nomeação (há testes de diferentes níveis de dificuldade), talvez não seja preciso aplicar os 15 testes restantes, pois ela já terá comprovado que não possui qualquer déficit semântico relativo à nomeação de objetos. Clique aqui e saiba mais sobre o porquê desta pesquisa.
 
;