O objetivo desta pesquisa.

Que vantagens esta pesquisa pode trazer para seu (sua) filho (a)?

Como mencionado, a Palpa-P permite realizar uma pesquisa bastante segura sobre os conhecimentos e o desenvolvimento linguístico de crianças e jovens.
Pode acontecer, por exemplo,  que seu (sua) filho (a) não tenha dificuldade de identificar objetos (ligar um objeto a um nome) mas que apresente alguma dificuldade em compreender frases ou diálogos mais extensos.

FONTE: http://kidsarefrompluto.com
Há  casos em que as crianças compreendem muito bem sentenças na voz ativa (como “Pedro  comeu a maçã), mas não conseguem decifrar tão facilmente o conteúdo quando a sentença é pronunciada na voz passiva (“A maça foi comida por Pedro”). Da mesma forma, uma sentença em sua ordem canônica (sujeito, verbo, objeto) é, em geral, mais fácil de se entender do que quando há alguma inversão nesta ordem. Assim, se dissermos “Maria gosta de João”,  isso pode ser mais facilmente decodificado do que quando há, por exemplo, uma “topicalização” (processo pelo qual outro constituinte passa a ocupar o papel incial na frase), como em “ É do João que a Maria gosta”.

Além disso, é razoavelmente comum que crianças confundam palavras com sons parecidos (faca/vaca) ou com sentido próximo (rio/lagoa).
Enfim, as hipóteses são muito diversificadas e seria impossível esgotá-las, mas o importante é saber que, com a aplicação dos testes, você teria dados importantes sobre o desenvolvimento linguístico de seu (sua) filho (a), como:

a)  que sentenças ( e palavras) ele (a) compreende bem? Qual sua maior dificuldade de entendimento: palavras abstratas?  Palavras com som parecido? Palavras com sentido parecido? Sentenças passivas? Sentenças em que há  algum tipo de inversão da ordem?)

b) Caso seu (sua) filho (a) já produza sentenças/ textos orais, como é a produção dele?  Ele produz senteças completas (sujeito,  verbo, objeto) ? Já inclui artigos, flexão verbal  de tempo, modo e pessoa, flexão nominal ?

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