PALPA-P
A Palpa-P é uma bateria de avaliação neuropsicológica que avalia quatro áreas da linguagem:
• Processamento fonológico
• Leitura e escrita
• Semântica de palavras e imagens
• Compreensão de frases
Reúne provas psicolinguísticas que avaliam, por exemplo, a nomeação de imagens, a compreensão de frases, a consciência fonológica, entre outros aspectos.
Foi construída com o objetivo de possibilitar aos profissionais efetuarem uma avaliação psicolinguística aprofundada. Sua utilização, em contexto de diagnóstico clínico ou de reabilitação, permite determinar que áreas o falante domina (por exemplo, produção de enunciados) e em que áreas tem dificuldade (por exemplo, distinção de palavras com som ou sentido parecido).
A PALPA-P foi desenvolvida para avaliar indivíduos cujos distúrbios podem afetar, em maior ou menor grau, a linguagem e o desenvolvimento linguístico, como, por exemplo, o autismo, a síndrome de Down e a síndrome de Charge.
Os testes psicolinguísticos que compõem a PALPA-P foram desenvolvidos por uma equipe coordenada pelo Prof. Max Coltheart, PHD em Neuropsicologia e globalmente reconhecido por seus estudos e contribuições nesta área, atualmente professor emérito do Departamento de Ciências da Cognição da Macquarie University, em Sidney, Austrália. A tradução para a língua portuguesa resultou de um extenso trabalho realizado pela esquipe do Prof. São Luís Castro, Doutor em Psicologia e atual diretor do Laboratório de Fala e do Grupo de Investigação em Linguagem da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal.
Em nosso trabalho, escolhemos aplicar os últimos testes da Palpa-P a saber : Semântica de palavras e imagens e Compreensão de frases, baseando-nos nos seguintes motivos: a patente necessidade de “recorte” para que seja desenvolvida a pesquisa, uma vez que não poderíamos, em uma dissertação de mestrado, abordar todos os amplos aspectos contidos na Palpa-P ; o fato de que os testes escolhidos permitem-nos incluir, no grupo de pesquisa, crianças que ainda não aprenderem a ler/escrever; o fato de tais testes apresentam total consonância com nossa área estrita de pesquisa (Semântica).
Os autores não permitem a reprodução dos testes, ainda que para fins científicos e/ou didáticos, e em respeito ao direito autoral, não podemos disponibilizá-los neste blog. Entretanto, como uma demonstração dos testes a serem aplicados se faz muito necessária neste momento, para que pais/responsáveis possam melhor compreender o teor de nossa pesquisa, reproduzimos quatro dos testes que serão aplicados às crianças. Os testes são assim elaborados: em cada um, há uma palavra (ou um enunciado) e três imagens. Há apenas uma imagem que representa corretamente a palavra (ou o enunciado). O aplicador deve dizer a palavra (ou frase) e a criança deve apontar a imagem correspondente. Conheça os testes de semântica clicando aqui.